sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Boa noite! Hoje é aniversário de Araraquara, a cidade onde nasci...

Quero pedir licença, aos amigos que me visitam, para fazer uma singela homenagem à querida "terrinha"...

"Hoje minha memória deu voltas e chegou a ti, Araraquara querida...
O coração apertado desejou o teu chão, o teu Sol maravilhoso, o teu cheiro de laranja doce, a luz que o teu céu derramava na alegria da minha infância, nos sonhos da minha juventude, na sabedoria que os anos vividos no teu seio trouxeram para a minha caminhada...
Deu saudade do Jardim Público, onde meu pai me levava pra brincar...
Deu saudade da avenida XV de novembro, onde vivi os anos mais felizes da minha infância...
Deu saudade do Grupo escolar “Antônio J. De Carvalho”, das minhas mestras, das minhas amiguinhas..., do beijo na Bandeira Brasileira na subida para a sala de aula...
Deu saudade do Instituto de Educação Estadual “Bento de Abreu”, o antigo IEBA. Lembrei-me do orgulho que sentia ao desfilar, pelo colégio, nos distantes 22 de agosto...
Deu saudade dos cinemas: Capri, Veneza, 9 de julho e Coral...
Deu saudade da sirene da fábrica de meias Lupo, anunciando o meio dia...
Deu saudade do cheiro de groselha da fábrica Da Valle...
Deu saudade da Fonte Luminosa e dos ônibus elétricos que deslizavam suavemente pelas tuas ruas e avenidas...
Deu saudade da EFA, Estrada de Ferro Araraquara, onde meu paizinho deixou seu suor de homem honrado e de artista dos metais...
Deu saudade do time da Ferroviária e do campo de futebol, verdinho, onde fazíamos demonstrações de ginástica rítmica...
Hoje, minha memória andou pelas tuas calçadas, por tuas praças, por tuas igrejas...
Meu coração chorou a tua saudade e se encheu de amor por ti!
Já não moro mais contigo e, embora esteja pertinho e seja feliz, não há um dia que eu não lembre dessa terra que serviu de berço a mim e aos meus três filhos!
Parabéns, Araraquara querida! Morada do Sol eterno..."

Da tua filha,
Mary de Lourdes Bergo Leugi

4 comentários:

  1. Gostei do texto! Ficou bom mesmo! Afinal, nada de novo, você continua escrevendo muito bem!

    ResponderExcluir
  2. Nem sei como cheguei a esta página, mas como não acredito no acaso - aqui cheguei. Cheguei e também me vi em minha cidade natal - Araraquara. Me vi no IEBA, depois EEBA, onde estudei, toquei na Banda Marcial e fui presidente do Centro Cívico Dr. Camilo Gavião de Souza Neves... Que tempos ótimos aqueles.
    Já estou fora de Araraquara há 14 anos, e agora ainda estou bem longe, no Mato Grosso.
    Tenho tanta recordação que se começar a escrever, não terminarei jamais.
    Mary, obrigado por me levar a encontrar a minha morada, a nossa "Morada do Sol".
    Parabéns...
    Carlos A. R. Barros
    E-Mail: carlosarbarros@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Mary...Nossa passeando pela net entrei imagens de Araraquara e achei seu Texto maravilhoso, deu aquela saudade do Grupo Escolar Antoni J. de Carvalho, da saudosa Profra. Marina Jardin da Infancia, do IEBA do Professor Matematica Sr Pezza, pô saudades de Araraquara, hoje estou muito longe de Araraquara, mas sempre tenho noticias da nossa querida Morada do Sol.
    Wilson Victorio
    E-mail - wvim10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Mary, que lindo texto! Entra no facebook e procura um grupo chamado Amigos de IEBA, o pessoal está programando para novembro de 2017 um encontro. Quem sabe nos encontramos! Beijos

    ResponderExcluir

Oi pra você que veio me visitar!
Obrigada pelo carinho! Se puder, deixe um recado, vou adorar!!!!!
Beijos, Mary!